Quantas doses são necessárias após tomar a Janssen?

Mais de 6,6 milhões de doses da vacina da Janssen foram aplicadas no Brasil. Para quem tomou a dose única dessa vacina se pergunta se é preciso tomar a segunda dose de reforço ou até mesmo uma terceira dose de reforço

O que prevê o Ministério da Saúde? 

1. Quantas doses são necessárias para completar o esquema vacinal?

A vacina da Janssen é de dose única. Quem tomou o imunizante precisa receber mais uma dose para completar o esquema vacinal. O intervalo deve ser de dois a seis meses após a primeira aplicação.

2. Qual vacina deve ser usada na dose de reforço da Janssen?

O Ministério da Saúde recomenda que a dose de reforço seja também da Janssen.

Observação:

  • Mulheres que receberam Janssen e que agora estão grávidas deverão tomar o reforço com a vacina da Pfizer.
  • Pessoas que receberam dose de reforço com outro imunizante já estão com o esquema vacinal completo e não devem receber outra dose de Janssen ou de outra vacina.

3. Dose única + reforço: estou protegido?

Estudos apontam que SIM. 

Em agosto de 2021, um estudo da própria Janssen apontou que a dose de reforço resultou em níveis de anticorpos nove vezes maiores do que os encontrados 28 dias após a primeira dose.

Um outro estudo, publicado em dezembro de 2021, indicou que a dose de reforço da Janssen oferece forte proteção contra casos graves da variante ômicron. A pesquisa apontou que a eficácia do imunizante na prevenção de hospitalização subiu de 63% (pouco depois do reforço ser administrado) para 84% (14 dias depois). A eficácia chegou a 85% entre um e dois meses após o reforço. 

4. Vacinados com Janssen e Pfizer estão com o esquema completo?

Segundo o Ministério da Saúde, SIM.

A mais recente orientação dada pela pasta no PNO diz que pessoas que receberam dose de reforço com outro imunizante já estão com o esquema vacinal completo e não devem receber outra dose de Janssen ou de outra vacina. 

5. Tomei Janssen e dose de reforço. Vou tomar mais uma dose em breve?

Ainda não sabemos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), que também já aprovou o uso emergencial da vacina da Janssen, disse que ainda não há necessidade de uma dose adicional. “A necessidade e o tempo de doses adicionais além de duas doses ainda precisam ser determinados”. 

Fonte: G1

Deixe um comentário