Automação residencial: praticidade e segurança

A automação residencial é tendência para 2024 e oferece mais praticidade, segurança e até sustentabilidade para as residências, e a integração de tecnologias inteligentes continuarão a crescer.

As Smart Homes (casas Inteligentes, em português) já são uma realidade e contam com uma série de dispositivos e recursos integrados que trazem mais conforto e segurança. Segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), estima-se que no Brasil existem entre 1,4 milhão e 3,2 milhões de residências com algum tipo de automação.

De sistemas de segurança a eletrodomésticos inteligentes, confira as principais soluções de automação residencial e as vantagens da tecnologia que está conquistando cada vez mais adeptos:

Assistente virtual: equipamentos são instalados em diferentes cômodos da casa e podem ser controlados por comandos de voz para acender ou apagar as luzes, programar alarmes, informar a previsão do tempo, reproduzir músicas e controlar dispositivos de casa inteligente compatíveis.

Controle de temperatura: os termostatos inteligentes podem ser controlados pelo celular, sendo possível que você prepare a casa e ajuste a climatização enquanto estiver a caminho, por exemplo. No verão, esse controle torna-se muito conveniente para ter um ambiente confortável.

Sensores inteligentes para gás e fumaça: ao menor sinal de vazamento de gás (encanado e GLP) ou fumaça em um ambiente, esses sensores são acionados e emitem sinais sonoros para alertar o usuário. Mesmo se a casa estiver vazia o dispositivo notifica em tempo real os moradores quando detecta a presença de gás em níveis mais elevados.

Fechadura eletrônica com biometria: permite que os moradores possam usar senhas numéricas, tags, biometria e até aplicativos de celular para abrir a porta de forma remota. Mas só é indicado utilizar a fechadura eletrônica na porta de entrada do apartamento ou para um cômodo específico, como o escritório, por exemplo. Em ambientes externos, o ideal é manter a fechadura tradicional.

Eletrodomésticos inteligentes: se você é adepto ao estilo de vida conectado, com conveniência, controle e eficiência, vai adorar programar a limpeza da sua casa com um aspirador robô, ou ainda ser avisado pela sua geladeira sobre um item que precisa ser reposto ou ainda receber dicas de receitas para o jantar com base nos alimentos disponíveis.

Câmeras de segurança Wi-Fi: elas permitem o monitoramento de ambientes internos e externos, garantindo mais segurança para os ambientes da casa. Alguns dispositivos contam ainda com sensores de calor e movimento que detectam e capturam imagens mesmo no escuro. Hoje existem câmeras que enviam notificações para o aparelho do usuário ao identificar movimentos suspeitos; outras possuem microfone acoplado e permitem a interação em tempo real com o ambiente monitorado.

Sensores de portas e janelas: captam o movimento quando portas e janelas são abertas e emitem notificações em tempo real via smartphone. E não é só em portas e janelas que os sensores podem ser instalados: armários de remédio, cofres e garagens também. No mercado já existem modelos que conseguem distinguir animais de estimação, garantindo mais eficácia e evitando alarmes falsos.

Iluminação inteligente: a automação da iluminação permite gerenciar todas as luzes da casa a partir de um único local, incluindo o próprio smartphone ou assistente de voz. Também é possível programar horários específicos para ligar, desligar ou ajustar a iluminação automaticamente. Alguns sistemas ainda permitem que os usuários vejam o consumo de energia e tomem decisões informadas, evitando que as luzes fiquem acesas sem necessidade.

Controle automatizado de cortinas: é possível abrir, fechar ou ajustar a posição das cortinas e persianas pelo smartphone ou comando de voz e criar cenários programando horários para abrir ou fechar as cortinas. Por exemplo, ao acionar o modo “Boa noite”, as cortinas podem se fechar e as luzes se apagar.

Hoje em dia, já é possível ter acesso a automatização de residência – Smart Home – sem precisar investir altos valores na tecnologia. Mas sempre opte por produtos de fabricantes homologados e que se adequem às legislações vigentes como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Um projeto de casa automatizada pode deixar o Seguro Residencial mais barato!

Em alguns casos, a automação residencial pode contribuir sim com a redução do seguro, porque a seguradora entende que o segurado está fortalecendo a segurança da sua residência. É claro que esse não é um fator determinante para a aceitação, mas quanto maior a segurança do risco, menor o valor do seguro.

Fonte: Zurich

Deixe um comentário