O que muda na prática com a chegada do 5G no Brasil?

A espera acabou e o 5G finalmente estreou no Brasil no início do mês de julho. Mas, afinal, o que mudou na prática com a chegada da tecnologia?

  1. Velocidade maior:

A tecnologia do 5G pode chegar a ser 20 vezes mais rápida que a do 4G, chegando a registrar uma velocidade entre 500 Mb/s e 1 Gb/s (gigabits por segundo). Ou seja, perdemos menos tempo com downloads de programas, filmes, séries e melhora a experiência com games online. 

2. Menor tempo de resposta:

O tempo que leva para os dados — de áudio e vídeo, por exemplo— serem processados até chegarem no seu equipamento será bem mais rápido. Pra se ter uma ideia, no 4G, a informação leva até 80 milissegundos para viajar de um lugar para o outro. Já no 5G, esse tempo cai para entre 1 e 4 milissegundos.

Vamos sentir essa diferença, principalmente, em videochamadas. Aquele “delay” no recebimento da fala de uma pessoa para outra vai ser muito mais amenizado. 

3. Mais gente conectada ao mesmo tempo:

Já percebeu que em shows, estádios de futebol, grandes eventos, não conseguimos muitas vezes mandar mensagens, vídeos ou fotos? O sinal oscila e isso acontece porque o 4G possui uma limitação técnica mesmo. Apenas 10 mil dispositivos funcionam conectados por quilômetro quadrado com o 4G. Já com o 5G, conseguimos conectar 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado e não fica sobrecarregada oscilando. 

4. Mais estabilidade:

Por conta de todas as evoluções apresentadas, é normal que o 5G traga mais estabilidade nas conexões, “caindo” menos e trazendo uma experiência bem melhor a todos os usuários. 

Fonte: Uol

Deixe um comentário