Despesas de final e começo de ano

Dezembro é um mês com muitos gastos adicionais: confraternizações, troca de presentes, férias, viagens… . E o começo de ano também é época de pagar impostos, matrícula e material escolar, renovação de seguros, entre outras contas.

A saída é fazer um bom planejamento financeiro antecipado e já deixar tudo esquematizado. Veja algumas dicas para estarem preparados:

  1. Faça um raio-X de sua situação financeira

Realize um levantamento das suas fontes de renda (salário, aposentadoria, comissões, aluguéis etc) e, em seguida, registre todos os seus gastos (alimentação, mensalidades, água, luz, internet, transporte etc). É preciso prestar atenção em seus compromissos financeiros, como parcelas de cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e consórcios, por exemplo, para melhor gerenciar a sua vida financeira.

  1. Conheça suas prioridades

A gente vai pagando, pagando, pagando e nem sempre sabe quais são as nossas prioridades. Por isso, faça um ranking: gastos com moradia, saúde, alimentação e educação são os mais importantes. Entretenimento e lazer, por exemplo, podem ser substituídos por opções mais baratas. Tenha também cuidado com compras por impulso que podem prejudicar seu planejamento financeiro, e lembre-se de fazer uma reserva financeira todos os meses para enfrentar imprevistos.

  1. Quite suas dívidas

Se você está com dívidas, liste valores, taxas de juros e prazos de pagamento. Fale com os credores e tente uma renegociação, com taxas menores. Pagando à vista, geralmente, você consegue um bom desconto. E caso a situação esteja muito difícil, vale a pena procurar ajuda profissional.

  1. Defina metas

Prepare-se para os gastos de final e começo de ano com antecedência, definindo suas metas e presentes logo no começo do ano. Você faz um levantamento de custos e já vai ajustando seu orçamento mensal para economizar ao longo do ano. E quando chegar dezembro, já tem os valores guardados e paga à vista, evitando aquelas parcelas de cartão de crédito que se acumulam e podem virar uma dor de cabeça.

  1. Planeje suas férias

Vai viajar no final ou no começo do ano? Então planeje com antecedência e já quite a maior parte das despesas no decorrer do ano. Faça uma estimativa dos gastos com alimentação, transporte, lembrancinhas e passeios que fará durante as férias e junte também o dinheiro antecipadamente. Assim, você curte a viagem sem se preocupar em parcelar tudo no cartão de crédito, correndo o risco de fazer dívidas.

  1. Pense no futuro

Para ter um futuro mais tranquilo financeiramente, invista em um bom plano de previdência privada. Existem excelentes opções para você e sua família, e uma delas, com certeza se adequa às suas necessidades específicas e traz o retorno de investimento que você procura.

Fonte: Seguros Unimed

Deixe um comentário