Dicas para manter mosquitos longe de casa

Casos de dengue vêm aumentando em todo o Brasil. Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país já registrou mais de 900.000 casos prováveis da doença. Trata-se de uma doença grave provocada pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com água parada. Se não tratada, a doença pode ser fatal, portanto é importante tomar medidas para evitar a proliferação do mosquito.

Veja algumas dicas para manter o Aedes aegypti longe de casa:

Inseticidas
Inseticidas em spray ou de tomadas ajudam a afastar mosquitos de ambientes fechados. Mas tome cuidado ao utilizá-lo, principalmente se tiver crianças, animais de estimação, pessoas alérgicas e/ou com problemas respiratórios em casa. 

Repelentes
Os repelentes são grandes aliados, porém, é preciso ter atenção para prevenir reações alérgicas na pele. Além disso, não se deve utilizá-lo em crianças abaixo dos seis meses de idade. 

Telas e mosquiteiros
As telas e mosquiteiros nas janelas impedem a entrada do inseto, sendo uma alternativa para proteger as crianças pequenas que não podem usar repelente. 

Atenção a limpeza
Para evitar a proliferação do Aedes aegypti é fundamental fazer uma vistoria em toda casa. Assim, não deixe água parada e tampe caixa d’água, tonéis, ralos e lixeiras, e não se esqueça de limpar vasos, potes, pratinhos e outros objetos que acumulam água. Eles são grandes focos de proliferação do Aedes aegypti e exigem atenção redobrada.

Fonte: Portal Terra

Deixe um comentário