Uso consciente do plano de saúde

O Brasil é um dos países que mais realizam exames médicos complementares em planos de saúde: mais de 900 milhões por ano!
Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que o exame mais realizado é o de radiografia, com 679 a cada mil beneficiários.

Em segundo lugar ficam os exames de sangue (337/mil), seguidos da ressonância magnética (179/mil) e tomografia computadorizada (164/mil). Nos Países Baixos, por exemplo, são realizadas cerca de 52 ressonâncias e 95 tomografias a cada mil beneficiários, enquanto no Chile esse número cai para 31 ressonâncias e 96 tomografias, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


Para mudar essa realidade, as operadoras de saúde vêm buscando ano a ano pela verticalização no atendimento, e considerando o investimento em sistemas de análise de big data que possam ajudar os médicos a definirem com maior precisão a necessidade de exames e tratamentos. Adotar uma postura responsável em relação à utilização do seu plano é uma das formas de se conseguir o equilíbrio entre receitas e despesas: um aumento expressivo no plano que terá que ser compartilhados por todos.


Então, faça a sua parte! Veja algumas dicas para a utilização sustentável do seu plano:

1. Organize uma pasta dados e referências à sua saúde e a de seus dependentes. Apresente-o sempre que for ao médico. Guarde receitas e resultados de exames realizados, para facilitar a consulta e fornecer ao médico dados essenciais ao diagnóstico e tratamento.
2. Use o plano quando necessário, pois o abuso eleva o custo da assistência médica. Mas isso não quer dizer que deva abrir mão da prevenção, com as consultas de rotina e exames periódicos.
3. Fique por dentro do seu Plano de saúde, conheça bem as coberturas, e seus direitos e deveres, para evitar contratempos.
4. Utilize o pronto-socorro somente em casos de urgência e emergência.
5. Sempre que tiver questionamentos sobre a utilização dos procedimentos de saúde, contate a Central de Atendimento da operadora.
6. Verifique se as guias de serviço estão preenchidas corretamente e de forma completa. Antes de assinar a guia de consulta, certifique-se de que o serviço especificado foi o que você realmente utilizou.
7. Participe dos programas de saúde que a sua operadora oferece, pois atuam com foco na prevenção, no modelo de atenção primária integral à saúde.

Fontes: Monitor Mercantil e Saúde BRB

Deixe um comentário