Telemedicina com Orientação Médica

Serviços de atendimento digital por videoconferência proporcionam orientação médica ampla, ágil e evita expor pacientes a um longo tempo de espera em ambiente hospitalar, saiba mais.

Vantagens da Telemedicina com Orientação Médica

Desde 1950 que a prática médica à distância é utilizada. Originada em Israel, é amplamente usada e difundida nos Estados Unidos, Canadá e Europa.
No Brasil, essa prática chegou apenas em 1990, junto com a expansão da internet, apesar de ainda pouco difundida, a prática pode cumprir papel fundamental na orientação médica, ao fornecer informações ao paciente sem que ele necessite passar horas no Pronto Atendimento para uma situação que poderia ser solucionada via videoconferência.

A Omint foi a primeira operadora de saúde a atuar com a telemedicina e, com isso, desenvolveu o Dr. Omint Digital, que é uma plataforma que coloca à disposição do cliente, em tempo real, um médico que possa auxiliá-lo em situações cotidianas, como:
▪ informações sobre medicamentos
▪ cuidados pré ou pós exames
▪ cuidados pré ou pós diagnósticos
▪ alimentação
▪ entre outros

Uma análise realizada durante 6 meses pelo Diretor Médico Técnico desta operadora mostrou que, 30% dos pacientes do Pronto Atendimento poderiam ser classificados como sendo de baixa complexidade, ou seja, poderiam ter sido atendidos/direcionados para o serviço de orientação por videoconferência tendo grandes possibilidades de solução da queixa prestada.

Este tipo de serviço, além de evitar que o paciente aguarde por horas para ser atendido, diminui o contato prolongado com o ambiente hospitalar. Quando o paciente vai ao Pronto Atendimento com sintomas de baixa complexidade, o hospital acaba o expondo a agentes infecciosos, além de ser um ambiente de estresse. Essa disseminação da orientação remota será muito importante para as duas partes, tanto pro paciente quanto pro médico.

A tendência da orientação médica por vídeo conferência pode colaborar também para democratizar o acesso a atendimentos de baixa complexidade e estimular atitudes preventivas.

Em várias situações uma simples orientação clínica feita por um profissional da saúde pode evitar quadros complicados. Por isso os planos de saúde tem interesse em estimular as discussões desse canal que, embora substitua a consulta médica presencial e tampouco presta atendimento emergencial, pode cumprir papel fundamental para estimular as discussões sobre a medicina preventiva.

Fonte: https://bit.ly/2PLaSVd

Deixe um comentário